terça-feira, 22 de maio de 2012

Conheça as escritoras e os escritores negro-brasileiros

Conheça as escritoras e os escritores negro-brasileiros participantes do Wanasema.



ANA CRUZ nasceu em Visconde do Rio Branco- MG. Jornalista. Em 1997 lançou seu primeiro livro de poesias E...Feito de luz. No ano seguinte, lançou o jornal De Mina, com poesias de vários autores e também crítica literária. Em 1999, publicou Com perdão da palavra e dois anos depois veio a público Mulheres que rezam.

Obra individual
E... feito de luz. Niterói/RJ: Ykenga Editorial Ltda, 1995.
Com o perdão da palavra. Rio de Janeiro: Ed. da Autora, 1999.
Mulheres Q’ Rezam. Rio de Janeiro: Ed. da Autora, 2001.
Guardados da memória. Niterói: Ed. da Autora, 2008.
Antologias
Jornal mural De Mina. Niterói/RJ: coord. e ed. da Autora, nº 1, nov./dez. de 1998.
Jornal mural De Mina. Niterói/RJ: coord. e ed. da Autora, nº 2, junho de 2003.
Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. Vol. 3, Contemporaneidade. Organização de Eduardo de Assis Duarte. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.




ÉLE SEMOG, pseudônimo de Luiz Carlos Amaral Gomes, militante do movimento social negro. Na década de 1980 participou da fundação do jornal Maioria Falante e do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas, onde também foi presidente.Atualmente é membro do Conselho Executivo do Instituto Palmares de Direitos Humanos.

Na literatura, fundou os grupos Negrícia - Poesia e Arte de Crioulo e Bate Boca de Poesia. Organizou o I e o III Encontro de Poetas e Ficcionistas Negros Brasileiros. Escritor e ensaísta, de sua obra, citamos: O arco-íris negro (coautoria com José Carlos Limeira, 1979), A cor da demanda (poesia, 1997), Tudo que está solto (poesia, 2010), Abdias Nascimento, o griot e as muralhas (coautoria com Abdias Nascimento, ensaio, 2006). Presente em diversas antologias no Brasil e no estrangeiro, integra diversas edições de Cadernos Negros e está em Literatura & Afrodescendência (2011), organizada por Eduardo de Assis Duarte.





HELENA THEODORO, mestre em educação, doutora em Filosofia, autora dos livros Negro e Cultura no Brasil, Mito e espiritualidade: mulheres negras, Iansã, Os Ibéjis e o carnaval.

Coordenadora do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros da FAETEC (Neab) da Diretoria de Ensino Superior(DESUP) e Coordenadora da Pós-graduação da UVA de Figurino e Carnaval.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado! Seu comentário será postado após aprovação do moderador.